terça-feira, 8 de junho de 2010

Você tem medo de que?

Hoje vamos falar sobre essa peculiaridade comum, o medo alem de uma caracteristica pertencente a TODOS sem excessão é tambem uma defesa necessaria para nossa sobrevivencia. Quem diz que não tem medo de nada, já expressa um medo, o medo de ter medo.
o equilibrio dos medos é necessario, medo de mais ao ponto de Pânico ou outros transtornos fóbicos é tão nocivo como apatia e insensibilidade ao perigo, aliás este ultimo é pior, já que suas consequencias podem causar danos irreversiveis.

Se quizermos refletir sobre nossos medos, rapidamente descobriremos muitos totalmente infundados, como medo de barata, sapo, germes, etc, talves nem totalmente infundados, mas frutos da falta de familiaridade com estes seres/situações, claro que mesmo assim não poderemos controlar, tanto que medo é justamente isso, falta de controle. Mas dentre todos os medos o mais infundado e difundido é o MEDO DO DESCONHECIDO, dentro desta ampla fobia temos a Morte (precisamente Pós-Morte ou Depois da Vida), Deus, Espiritualidade, Cosmos, e qualquer coisa que a ciencia NÃO comprovou. Esse medo em especial é responsavel por milhares de mortes, inumeras guerras, grande responsavél pelo desequilibrio socio/economico, e muitas outras mazelas. Vou expor uma análise mais precisa e cronólogicamente linear:


* Humanos quase que completamente "virgens" em sabedoria e ciencia. desconhecem o duncionamento da natureza, ventos, trovões, vulcões, terremotos, etc, são todos visto como desconhecidos, e com isso humanos morrem aos montes por não saber lidar com o que não conhece. Temem o desconhecido e no amago de sua ingenuidade e ignorância criam Deuses, personificações das manifestações da natureza, e acreditam que fazendo oferendas e sendo submissos os Deuses seriam piedosos. Eles temiam os Deuses.

* Esse povo evolui com o tempo, descobrem varias coisas sobre a natureza e desmistificam esses deuses, perdem esses medos e com o tempo acaba restando apenas um Deus atribuido a tudo que ainda é desconhecido, como Pós-Morte por exemplo. O temor guia a humanidade a louvar e elevar esse Deus acima de tudo.

* Surge um problema, quando se deparam com outros deuses de outros povos e atribuidos as mesmas "incógnitas", o desespero de seguir o deus errado, a negação de que o deus proximo possa ser verdadeiro, motiva nações a massacrar povos, reinos, o medo de aceitar que podem estar errados ou pior, de estarem desagradando seus deuses permitindo a existencia de um outro rival os motivam a matar e pilhar em nome de uma justica divina.

*O medo tornou o mundo no lugar em que hoje vivemos, para nos proteger atacamos a fonte de nossos medos, matamos baratas, sapos, germes e outros humanos.



Um pouco de medo é necessario para sobrevivemos, porem medo demais é o que está nos matando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário