terça-feira, 15 de junho de 2010

Preconceito: Como você lida com isso?

Quando alguem cita a palavra preconceito, a primeira associação que geralmente fazemos é racismo, sexismo ou homofobia. Pois é mas se for analizar bem tem centenas de grupos e subgrupos sociais que são tratados de forma abertamente preconceituosa e ninguem liga.

Primeira mente vamos analizar a palavra preconceito, forma reduzida de pré-conceito, ou seja conceito/conclusão, prévia (antes de conhecer e formar o "conceito").

Levando em base essa idéia vou sitar como exemplo "eu mesmo", já que não tenho como utilizar de preconceito sobre si mesmo e posso lidar com meus grupos e subgrupos em questão de forma a não pisar no calo de ninguem.

Em escala de ódio/repulsa generalizada:

5º Funcionario Publico
Esse não é tão odiado, já que querendo o não todos convivem com os famosos "mamadores das tetas do governo", é ateh suave e nunca me atrapalhou em quaisquer relacionamento, só a fama de "vida mansa" que chega a incomodar um pouquinho.

4º Gordo
Quem nunca ouviu a frase "gordo só faz gordisse" que jogue a primeira pedra, essa incomodava mais enquanto criança, tive bastante problema para conseguir amigos (necessariamente "Amigas"), nas brincadeiras sempre era excluido e talz, era tido como algo "Freak" e muitas vezes eu tambem me via assim, ufa ainda bem que passou, gordinhos e Bulling são feitos um para o outro.

3º Rockeiro (prefiro o termo Headbanger mas...)
Em cidades grandes até que pode ser uma coisa comum, porém como moro no interior, tenho que conviver numa sociedade onde rockeiros são mais temidos que bandidos, não é a cidade toda claro, mas tem uma % altamente influenciada pela imagem que os filmes americanos costumam exibir de clubes de moto e rockeiros vandalos, poucos sabem que os clubes de moto que são um dos maiores contribuintes em campanhas para arrecadar alimentos, do agasalho, etc.

2º Bipolar
Essa é de matar, quer perder totalmente sua credibilidade e ser visto como louco, deixe alguem descobrir que você é bipolar, até minha familia me desconsiderava depois de ter descoberto isso, tive de suar muito, para convence-los de que não sou um doido varrido e muito menos inválido, esse é o maior destruidor de namoros que eu conheci, principalmente se tiver que tomar remedios (independente de ser ansiolitico, antidepressivo, indutor de sono ou até mesmo pra gastrite), não importa o que faça, a primeira impressão é de que é um louco e vai se matar a qualquer momento.

1º Ateu
Essa é bate recorde, nunca vi uma caracteristica destruir tanto a vida social, namoros, amigos, emprego, qualquer coisa (até os Testemunhas de Jeová pararam de passar aqui em casa), muitas vezes tive de me conter e não deixar transparecer minhas convicções, por saber que cada vez que me declaro ateu me sinto como se declarasse ter lepra, aliás lepra não seria tão ruim, pois o fato de ser ateu já me rendeu ostracismo até via internet.

Mesmo tendo essas peculiaridades tenho amigos, pouquissimos, porém são pessoas que eu posso contar e que eu sei que gostam de mim pelo que eu sou, independente de qualquer grupo ou subgrupo que eu esteja.
Meu intuito nesse post não é tentar sensibilizar ninguem, gostaria apenas para que refletissem mais antes de julgar ou discriminar, imagino que você tambem pertença a algum grupo ou subgrupo que seja mal visto pelos outros correto? incomoda né? não chega a doer quando você percebe que é mal visto por alguem que nem te conhece, nunca falou com você, apenas te julga por seu penteado.

Escrevi demais, to chato demais, e infelizmente humanista demais.
até o proximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário